segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Guilherme , nº 12, 8ª série.



Texto do Trabalho: História sou eu que faço.






Quando se fala em tentar mudar o mundo, pensamos que devemos fazer algo grandioso, como por exemplo: acabar com a fome no mundo, impedir a devastação ambiental ou acabar com as doenças e pobrezas. Então, imaginamos que é impossível. Mas na realidade não é.


Nós podemos mudar tudo ao nosso redor, estamos sempre promovendo mudanças naquilo que está a nossa volta. Os seres humanos ignoram o poder que possuem. Podemos trabalhar no sentido de mudar o mundo, e não precisamos tomar atitudes grandiosas, mas mesmo pequenas atitudes podem fazer alterações positivas. Uma boa ação nossa pode motivar uma pessoa desanimada, levando-a a querer retomar o rumo da sua vida, jogar o lixo no lixo e não nas ruas, dirigir com responsabilidade, tratar bem aos outros, separar material reciclável, dar bons conselhos e fazer com que todos vejam que são capazes de fazer deste mundo, um lugar melhor e mais digno de viver, ajudam a mudar o mundo.


Todas as nossas atitudes originam efeitos, e depende apenas de nós se serão positivos ou negativos. E é com o tempo, e com pequenas atitudes que mudamos a sociedade e fazemos história.






Projeto do Trabalho: História sou eu que faço.


Basicamente, existem duas classes de descartáveis; a primeira, que são aqueles

produtos que se usam e que se joga fora em curto prazo; e a outra classe que são produtos que se usam por um tempo maior e se joga fora. De qualquer forma, os descartáveis fazem um mal à natureza porque, em geral, não se degradam e ainda ocupam lugar nos aterros sanitários, exigindo a busca de sítios para novos aterros.


Uma garrafa plástica ou vidro pode levar um milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades. O papel e o papelão podem levar de três a seis meses para serem absorvidos. Uma pastilha elástica pode levar cinco anos. Alguns autores citam a teoria dos três R's quando tratam do assunto resíduo. O primeiro R significa Reduzir a geração de resíduos. O segundo R significa Reutilizar o resíduo. O terceiro R significa Reciclar o resíduo. Algumas atitudes que devemos tomar para ajudar a natureza são: comprar produtos com embalagens recicláveis, que são reaproveitadas; aproveitar os dois lados da folha de papel (um texto que foi impresso e saiu errado pode ser um papel rascunho); doar roupas, brinquedos, livros, etc, para pessoas necessitadas; reaproveitar garrafas e outras embalagens para fazer brinquedos, guardar alimentos, entre outras utilidades; aqueles sacos do supermercado podem ser um ótimo saco de lixo. Quando a reciclagem é feita, os produtos que antes eram lixo transformam-se em novos produtos. Por exemplo: do papel reciclado são feitos mais papéis, jornais, revistas, livros, entre outros. Do plástico reciclado fazem-se skates, novos plásticos e baldes de praia. Do vidro reciclado podem-se ter novos vidros para serem usados como novos. O importante da reciclagem é que se economiza mais água e energia. Por exemplo: O papel reciclado requer cerca de 74% a menos de energia e 50% a menos de água do que o papel obtido de madeira virgem.

Seguindo meu projeto, da reciclagem, fiz vários objetos, como: regador de plantas feito com garrafa pet, lata reaproveitada para guardar alimentos, porta lápis feito com caixa de achocolatado, entre outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.